quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

> a poesia é o presente

"A poesia é o presente". Essa frase, retirada de uma poesia de Ferreira Gullar, me vem à mente com freqüência quando trabalho com as crianças das oficinas de Arte sobre Azulejos, no Complexo da Maré, Rio de Janeiro.
Desde 2006, eu e duas artesãs da Azulejaria, a Márcia e a Lúcia, oferecemos oficinas dentro do Programa de Criança Petrobras, que é realizado através da ONG Redes de Desenvolvimento da Maré / REDES. As aulas são realizadas ao longo do ano letivo e como projeto final, procuramos desenvolver com os alunos um painel de azulejos a ser colocado em algum muro no espaço público daquela comunidade.
No primeiro ano, um dos painéis teve como tema "O Guarani", uma leitura ilustrada do clássico de José de Alencar (imagens acima). Eram alunos com idade entre 9 e 11 anos, estudando o descobrimento do Brasil na escola. Visitamos com Peri o Museu Histórico Nacional, o Museu do Índio, o Jardim Botânico... até a ópera de Carlos Gomes. Foram 6 meses de aventuras que resultaram no painel que hoje está exposto na comunidade, assinado pelos artistas-mirim. Como todos os painéis que temos realizado pela cidade há quase 10 anos, O Guarani permanece intacto expondo, sobretudo, o resultado de um belíssimo processo de aprendizado.
Em 2007 realizamos painéis menores, resultados de exercícios de aula, não menos importantes em conteúdo e forma. Em 2008 o Programa foi interrompido e em 2009 voltamos a trabalhar com novas turmas.

Nenhum comentário: